Chamada para contributos

É um prazer anunciar um novo projeto da Radical Networks, a Trimestral! Cada edição vai centrar-se numa região diferente do mundo ou em comunidades particularmente sub-representadas, ignoradas e marginalizadas. Procuramos pessoas para entrevistar, projetos para destacar, tutoriais DIY e outros contributos convidados.

O nosso primeiro número, programado para o dia 1 de maio de 2021, vai-se focar na AMÉRICA LATINA. A publicação existirá não só online como website e download digital (PDF), como também em formato impresso. Também poderemos publicar conteúdos noutros formatos -- estamos abertos a ideias e experiências.

A data limite para o envio de contributos (prontos para impressão) é 22 de março de 2021

Também apelamos com entusiasmo às suas sugestões para pessoas ou projetos que possamos investigar, familiarizar-nos e potencialmente colocar-nos em contacto para entrevistar ou apresentar neste primeiro número.

A data limite para enviar sugestões é 22 de fevereiro de 2021.

Envie suas propostas e contributos para info@radicalnetworks.org. Para nos enviar um e-mail seguro, pode encontrar nossa chave pública aqui

Quem somos:

Durante as últimas duas décadas, a Internet tornou-se a cola que une os aspetos pessoais, profissionais e sociais das nossas vidas. No entanto, os governos, exércitos, interesses comerciais e a polícia desviaram a Internet e a World Wide Web como um espaço global descentralizado e gratuito, para um centro de mercantilização e vigilância de dados e atividades pessoais, perpetuando os modos quotidianos e sistemáticos de opressão, preconceito e divisão de acesso e controlo.

A Radical Networks convida a comunidade a visualizar, aprender, participar e compartilhar o trabalho sobre o estado atual e a saúde da Internet, bem como o futuro das redes digitais e a web aberta. É um fórum para pessoas que se sentem curiosas por saber o que impulsiona estas tecnologias de que todos dependemos, e qual é o seu potencial criativo, as suas vulnerabilidades e as oportunidades para criarmos com elas e recuperarmos a nossa agência.

Alguns possíveis temas:

  • Tecnologia indígena
  • Segurança holística e tecnologia de cura
  • Justiça da incapacidade em redes e tecnociência "Crip"
  • Justiça climática, resiliência e impacto ambiental das redes e infra-estruturas de dados
  • Literacia digital e educação sobre as redes, Internet, rádio e sua gestão
  • Controle e propriedade das redes
  • Redes locais para comunidades
  • Redes de ativismo social e/ou jornalismo
  • Segurança e proteção da rede para o quotidiano, sobrevivência ou economias informais
  • Censura, Vigilância e Policiamento
  • Rádio e difusão para a comunidade ou ativismo
  • Levar conetividade para áreas rurais ou urbanas
  • Redes sociais experimentais e cooperativismo de plataformas
  • Redes especulativas
  • Hacking ético
  • Segurança Digital

Sua informação e privacidade

Usaremos os dados fornecidos apenas para o processo de seleção. Todas as submissões serão mantidas privadas. Para nos enviar um e-mail seguro, pode encontrar a nossa chave pública aqui.

Seleção

O espaço e o tempo são limitados. Infelizmente, isso significa que poderemos apenas aceitar um número finito de contributos. Dada a amplitude de temas que esperamos apresentar na nossa revista, iremos escolher as submissões baseado num critério de assegurar uma diversidade geral, e de acordo com a quantidade de propostas que venhamos a receber. Os participantes serão selecionados pela equipe editorial.

Pagamento / Remuneração

Este projeto trimestral não tem financiamento e não está ligado financeiramente à conferência Radical Networks. Assim, os contributos não são remunerados nesse momento. As pessoas selecionadas irão receber 10 cópias da publicação impressa e todos os proponentes terão uma cópia gratuita também. O único cargo remunerado é um designer para cada edição, pertencente à região ou grupo no qual cada número se centra. Para sugerir ou candidatar-se à posição de designer, entre em contacto connosco através do endereço info@radicalnetworks.org.

A tiragem final de cada número será distribuída como um recurso para hackerspaces e projetos ou grupos mundo fora -- gratuitamente -- para poder facilitar mais conexões entre projetos, pessoas e organizações afins, e para ajudar no objetivo de nos dar a todos mais controle sobre nossas redes, dados e comunicações. Esperamos que com esse recurso Trimestral fora da estrutura de mercado e lucro, ele possa ajudar os que nele são destacados a conectar com mais pessoas pelo mundo, que mais pessoas tenham acesso à informação que leva à autonomia, e que redes mais resilientes sejam criadas nesse processo.

Um agradecimento especial a Diana Arce (White Guilt Clean Up) pelos conselhos. Pode saber mais sobre ela em http://visualosmosis.com/ e http://whiteguiltcleanup.com/